Primavera do Leste,
face book

Você está na página: Home / NOTÍCIAS

NOTÍCIAS

21/01/2016 - 15:59:58 - Notícias

Certificado Digital, a tecnologia da transformação

Certificado Digital, a tecnologia da transformação

As aplicações e os benefícios que a tecnologia proporciona tanto para as pessoas físicas, quanto às jurídicas são inúmeros. Inclusive, hoje, podemos verificar como alguns setores evoluíram apenas migrando processos para meio eletrônico, com a segurança e o respaldo jurídico do Certificado Digital.

O Judiciário, por exemplo, está sendo modernizado por meio de uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que prevê a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em todo o Brasil. Nesse novo modelo de peticionamento, os advogados devem realizar toda a tramitação no meio eletrônico e assinar digitalmente com o Certificado. As vantagens são inúmeras: segurança, transparência, rapidez, economia, ampliação do acesso ao Poder Judiciário e sustentabilidade.

Atualmente, mais de 5,2 milhões de ações tramitam via PJe em todo o País .O que significa que mais de 1 bilhão de folhas de papel deixaram de ser impressas, se considerarmos que cada processo, pelo menos, tem um volume de 200 páginas. A redução de tempo também é significativa. O tempo de tramitação diminuiu aproximadamente de 700 para 90 dias.

Outro setor que vem se beneficiando com a tecnologia é o da saúde. Muitos hospitais estão modernizando e migrando seus processos para o digital por meio de sistemas integrados à Certificação, como Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

O PEP é uma plataforma que concentra todos os prontuários médicos e odontológicos de um paciente que, quando utilizada com Certificado Digital ICP-Brasil, garante vantagens que se assemelham com as do sistema judiciário: segurança, transparência, rapidez, economia e sustentabilidade.

O uso da Certificação Digital é tão importante para o setor que o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem parceria com Autoridades Certificadoras, como a Certisign, para a emissão do Certificado no CRM Digital, a identidade do médico. O uso ainda é facultativo, mas é questão de tempo para que todos os hospitais, clínicas e laboratórios do País exijam a tecnologia.

Esses são apenas dois exemplos. A Certificação Digital está transformando uma série de empresas, em diversos setores. Espero que a sua esteja incluída nesta lista. Se não está, ainda há tempo.

 



http://www.classecontabil.com.br/artigos/certificado-digital-a-tecnologia-da-transformacao

Veja também:

12/12/2019 - Como aumentar a restituição de Imposto de Renda?

12/12/2019 - Simples Nacional: CGSN divulga sublimites para 2020

12/12/2019 - Pequenos devem regularizar débitos com a Receita

10/12/2019 - Pagamento indevido ou a maior

09/12/2019 - IR 2019: Receita libera consulta ao último lote de restituições

Veja mais